-->

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Macaco-aranha


Ø  ESPÉCIE AMEAÇADA
  • Mammalia Ateles belzebuth / Macaco-aranha


Distinguem-se à primeira vista pelos longuíssimos membros, cauda comprida e abdômen dilatado, o que faz com que eles se pareçam com uma aranha gigantesca. A pelagem, sempre escura, às vezes preta, é rala e esparsa. Alimentam-se de frutos, sementes, Distinguem-se à primeira vista pelos longuíssimos membros, cauda comprida e abdômen dilatado, o que faz com que eles se pareçam com uma aranha gigantesca. A pelagem, sempre escura, às vezes preta, é rala e esparsa. Alimentam-se de frutos, sementes, flores, brotos, nozes, insetos, aracnídeos, e ovos. Apresentam hábito diurno e alimentam-se logo cedo geralmente dedicando toda manhã em busca de alimento. Depois das 10 horas segue um período de repouso, para os adultos, e de brincadeiras para os filhotes. À tarde voltam a procurar comida, recolhendo-se à noite para dormir. 
Ao final da gestação, que dura cerca de 220 dias, nasce apenas um filhote e atingem a maturidade sexual por volta dos 72 meses. A espécie ocorre exclusivamente em florestas primárias, existentes no nordeste da Amazônia. Sua distribuição vai do leste do Rio Negro a norte do Rio Amazonas, no Suriname e Guiana Francesa, Peru, Colômbia e Venezuela.


Grupo: Mamíferos
Nome Científico: Ateles belzebuth
Nome Vulgar: Coatá, Macaco-aranha
Fatores de Ameaça: desmatamento, destruição do habitat.
Categoria de ameaça segundo IUNC (2007) VU (Vulnerável).
Bioma: Floresta Amazônica
Referencias:
http://www.saudeanimal.com.br/m_aranha.htm
http://www.diagnostico.org.br/especies/Ateles-geoffroyi



Um comentário:

  1. Prezados, utilizo a foto de Ricardo Sampaio ( Macaco-aranha) em publicação de acesso gratuito, com as devidas referencias. Caso se oponham, entrem em contt guidag@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...