-->

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Energia solar, energia limpa em Maracá.

 Foi implantada energia solar em Maracá, o sistema foi adquirido pelo programa ARPA, entregue à Maracá até dezembro de 2011, montado em fevereiro de 2012. Esteve em teste e deve ser ampliado ainda em 2012.


Foram instalados 8 painéis de 135 watts que alimentam banco de baterias de 1200 A/h. O conjunto alimenta um inversor de 1500Watts, que deveremos ampliar para melhorar a capacidade de atendimento de maior número de equipamentos ligados ao mesmo tempo.

O sistema tem atualmente autonomia para manter os laboratórios funcionando por 24 horas, com consumo total de 1000 watts contínuos. Em caso de ausência de sol o sistema pode manter-se funcionando por até três dias, com uso racional.

Importância de possuir essa fonte de energia e ainda mais numa UC?
Fotos: Marcio Farkas
Segundo Benjamim da Luz, chefe da ESEC Maracá."As estações ecológicas devem prover exemplos de alternativas energéticas viáveis, e para a equipe gestora, diminuir a aplicação dos geradores à diesel é um ponto fundamental. Quando a dois anos discutíamos melhorias, o ponto crítico inicial foi solucionar o problema do lixo orgânico, que hoje é compostado e alimenta a horta. O segundo eram os geradores, que finalmente começam a se manter desligados por mais tempo. A energia esta disponível 24 horas e facilita a comunicação, pois a unidade possui internet satelital, o que também ajuda aos usuários pela rede wi-fi disponível. Para os pesquisadores os dias em campo não significa mais deixar de lançar dados, triar ou processar material por limitação de horários de fornecimento de energia. Esperamos assim poder melhorar o atendimento aos usuários. Outro viés é o da aproximação da gestão da sede da unidade. Já são menores as barreiras para a equipe gestora poder garantir maior presença na sede".  

Como Funciona?


2 comentários:

  1. Parabéns por darem continuidade ao que planejamos durante o PGR! Energia limpa em Maracá é demais! Abraços, Larissa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...