-->

Conhecendo ESEC Maracá

O que são?

Popularmente conhecidas como parques e reservas, as 310 Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes são áreas de rica biodiversidade e beleza cênica.Criadas por Decreto presidencial ou Lei, essas unidades estão divididas em dois grandes grupos – o de Proteção Integral e o de Uso Sustentável - e ao todo em 12 categorias.

GRUPO DE PROTEÇÃO INTEGRAL
- Estação Ecologica (ESEC)_A Lei nº 9.985 (SNUC - Sistema Nacional de Unidade de Conservação), de julho de 2000, no Art. 9º define suas atribuições. Clique aqui para baixar a lei em pdf.
- Reserva Biológica (REBIO);
- Parque Nacional (PARNA);
- Monumento Natural (MN);
- Refúgio de Vida Silvestre (REVIS).

GRUPO USO SUSTENTÁVEL
- Área de Proteção Ambiental (APA);
- Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE);
- Floresta Nacional (FLONA);
- Reserva Extrativista (RESEX);
- Reserva de Fauna (REFAU);
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS);
- Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Conheça melhor cada uma das categorias


Missão da ESEC Maracá

“Preservar o ambiente natural da terceira maior ilha fluvial do mundo, que integra um arquipélago em uma zona de transição lavrado e floresta, com suas particularidades da fauna e flora, estimulando o desenvolvimento de pesquisas científicas, promovendo a conscientização ambiental e a integração com a sociedade.”



clique na imagem para ver em tamanho maior
Localizada na região norte do estado de Roraima, a Estação Ecológica de Maracá (ESEC Maracá) é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal responsável pela gestão das unidades de conservação federais e dos centros nacionais de pesquisa.

Distante aproximadamente 135km de Boa Vista, capital do estado de Roraima, a ESEC Maracá está localizada no médio rio Uraricoera, entre os municípios de Alto Alegre e Amajari. O rio Uraricoera é desemboca no Rio Branco, afluente do Rio Negro, um dos formadores do imenso rio Amazonas.


Exibir mapa ampliado
Área
A ESEC possui uma área total de 103.976,48ha e é formada por um arquipélago fluvial com mais de duzentas ilhas e ilhotas. A ilha principal, chamada Ilha de Maracá, tem formato triangular e área aproximada de 830Km², o que a coloca como a terceira maior ilha fluvial do planeta!

Criação

A Estação Ecológica de Maracá foi criada pela extinta Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA) através do Decreto n­° 86.061 de 02 de junho de 1981, que instituiu a ESEC Maracá e outras sete Unidades de Conservação, as primeiras estações ecológicas implantadas no país.

A Unidade está inserida no Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) desde 2005. Trata-se do maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta, que tem como objetivo proteger 60 milhões de hectares da Amazônia brasileira. O Programa combina biologia da conservação com melhores práticas de planejamento e gestão para criar, equipar e consolidar unidades de conservação.

Infra-estrutura

A Estação Ecológica de Maracá hospeda pesquisadores e alunos visitantes e conta com alojamentos com capacidade total para 25 pessoas. Possui uma cozinha equipada, refeitório, sala de estar, biblioteca e laboratórios.

A sede da Estação é servida por energia elétrica proveniente de gerador que funciona das 18h00 às 21h00, diariamente, água encanada, sistema de rádio comunicação e internet.

Veja mais fotos da estrutura diponibilizada clicando aqui.


altalt
altalt


O QUE FAZEMOS?

Integração com o Entorno 





O conceito de Educação Ambiental adotado pelo Programa de Educação Ambiental e Integração com o Entorno da Estação Ecológica de Maracá é instituído pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e visa atender as diretrizes e ações estratégicas estabelecidas na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA).

Através da Educação Ambiental, esperamos agregar pessoas e instituições e estabelecer um processo educativo que vise disseminar valores e atitudes que qualifiquem a participação social na gestão das Unidades de Conservação e ampliar a noção de pertencimento das comunidades e da sociedade geral à UC.

  • Visitação educativa
  • Conselho Gestor
  • Presença institucional nas comunidades
A Estruturação da Visitação Educativa é parte do Programa de Educação Ambiental e Integração com o Entorno e um dos objetivos estratégicos definidos pelo Programa de Gestão para Resultados (PGR/ARPA).

O Projeto, através do estabelecimento de trilhas interpretativas guiadas, cria um ambiente de ensino-aprendizagem em que é possível aliar razão e sensibilização, possibilitando a compreensão dos fenômenos naturais de forma integral e integrada com a natureza.

Ao possibilitar a utilização das Unidades de Conservação como cenário para o ensino e a pesquisa, esperamos estimular a inserção de questões ligadas às UCs e à conservação da sociobiodiversidade no ensino formal. Futuramente, promover a integração das atividades de educação ambiental com as pesquisas científicas realizadas na UC, estimulando o envolvimento de jovens das comunidades do entorno com as atividades de educação Ambiental e de Pesquisa.

Através desse projeto, esperamos ampliar a noção de pertencimento das comunidades do entorno e da sociedade geral à UC e fortalecer as parcerias interinstitucionais, através da participação ativa de escolas, universidades e institutos de pesquisa.


PROTEÇÃO

A lei nº 11.516/2007, que criou o ICMBio, tráz entre as atribuições dessa autarquia federal a finalidade de “exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação instituídas pela União”. Visando cumprir esta finalidade a equipe gestora da ESEC Maracá tem realizado planejamentos semestrais de ações de fiscalização, as quais visam prevenir e combater a prática de ilícitos ambientais no interior e entorno da unidade. As principais infrações que ocorrem na ESEC Maracá são relacionadas a pesca e caça, atividades proibidas em Maracá, que tem como um de seus principais objetivos a preservação da natureza.
Carne de caça

Material de pesca apreendido
Apreensão de material de pesca
Fiscalização
Material de caça apreendido












As atividades de fiscalização são realizadas por fiscais do ICMBio, que recebem capacitação específica para exercer esta função, com o apoio de instituições parceiras como IBAMA, Companhia Independente de Polícia Ambiental – CIPA e Polícia Civil do Estado de Roraima – Delegacia de Meio Ambiente.

Como ação de proteção da UC, além das atividades de fiscalização, a ESEC Maracá possui também uma brigada de combate a incêndios florestais. Anualmente, durante 6 meses do ano, no período de maior risco de queimadas no Estado (outubro a maio), 14 brigadistas são contratados para auxiliarem na prevenção e combate a incêndios no interior e entorno da Unidade. Os brigadistas contratados, todos das comunidades do entorno, passam por um processo de seleção e curso rigoroso, destinado a verificar os mais aptos para trabalharem na prevenção e combate aos incêndios.

Praça do Carapanã
Formação dos Brigadistas
Treinamento dos brigadistas
Ajude-nos também a conservar a Estação Ecológica de Maracá! Denúncias podem ser encaminhadas para a equipe gestora da Unidade por telefone (95 3623-3250) ou enviar uma mensagem anonimamente ou não. Clique no botão para fazer denúncia.

PLANO DE MANEJO

Plano de Manejo é um instrumento jurídico fundamental para a gestão das Unidades de Conservação, previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC ( Lei nº 9985/2000). Este documento, que deve abranger a área da Unidade, sua zona de amortecimento e corredores ecológicos, tem como objetivo orientar o desenvolvimento de uma unidade de conservação, assegurando a manutenção dos recursos naturais em seu estado original para o correto usufruto das gerações atuais e futuras.
A ESEC Maracá, com apoio do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), e envolvendo instituições e comunidades relacionados com a Unidade, iniciou os trabalhos de elaboração de seu Plano de Manejo em 2005. Foram feitos estudos socioambientais da área da unidade e seu entorno, abrangendo a biodiversidade, aspectos culturais, históricos, de uso e ocupação do solo, entre outros.
O plano de manejo (Portaria MMA n°11 03/02/2015) pode ser baixado na íntegra, em .PDF, assim como seus anexos, separadamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...