-->

Pesquisas

HISTORICO

A Estação Ecológica de Maracá é uma das unidades de conservação mais estudada do Brasil. Desde 1987 a unidade vem recebendo pesquisadores brasileiros e estrangeiros em sua sede para a execução de pesquisas nas mais diversas áreas da ciência. 


Após a criação da unidade, a então secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) convidou a Royal Geographical Society a colaborar com pesquisadores brasileiros na preparação de um levantamento ecológico abrangendo geomorfologia, solos, hidrografia, regeneração florestal, entomologia médica e desenvolvimento da Terra. O convite foi aceito e o esforço dos trabalhos foi realizado em conjunto com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Assim nasceu o Projeto Maracá. Embora a fase principal do projeto tenha sido realizada no período de fevereiro de 1987 a março de 1988, o monitoramento das áreas e a continuação dos trabalhos de pesquisas individuais continuaram a ser feitos ao longo dos anos subseqüentes. O projeto Maracá foi um dos maiores esforços de pesquisas da Amazônia e é um bom exemplo da cooperação internacional harmonioso entre pesquisadores do Brasil, Reino Unido e outros países. 

Atualmente, as instituições de pesquisa que vêm desenvolvendo trabalhos em Maracá são Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), EMBRAPA, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Botânica de São Paulo e Universidade Estadual do Norte Fluminense.


PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS


O acompanhamento das pesquisas é feito através do SISBIO – Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, em que a equipe aramazena todas as autorizações emitidas desde 2007, com os extratos das autorizações e prazo de validade para identificação e controle. 

Os interessados em realizar pesquisas em Maracá poderão buscar informações junto a equipe gestora e deverão utilizar o SISBIO, regulamentado pela Instrução Normativa n° 154/2007 (baixe aqui




Para mais informações acesse: 
http://www.icmbio.gov.br/sisbio/


Senhores pesquisadores que realizaram trabalhos na ESEC Maracá, solicitamos que contribuam com nossa pesquisa de satisfação, visando melhorar a qualidade de nossos serviços. Selecionamos 12 breves questões no formulário online que esta acessível pelo botão ao lado.




Levantamento bibliográfico:



 Pesquisas científicas realizadas na ESEC Maracá


Monitoramento de dados abióticos na ESEC Maracá, parceria INPE, ANA e CPRM.

O sistema integrado de dados ambientais do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) matém diversas PCDS (plataformas de coletas de dados) ou estações ambientais automáticas por todo o Brasil. Sua função é obter regularmente informações de dados abióticos de lugares remotos ou espalhados por uma região muito extensa.
Tais informações são utilizadas, por exemplo, para previsão do tempo e estudos climáticos (dados meteorológicos) e para controlar barragens de grandes usinas hidrelétricas.
No estado de Roraima existem 14 estações hidrometeorológicas, quatro meteorológicas e duas agrometeorológicas, sendo que uma dessas últimas se localiza na Estação Ecológica de Maracá. A estação agrometeorológica da ESEC Maracá possui diversos parâmetros coletados, tais como, temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, precipitação acumulada e quantidade de água no solo em três profundidades do ano de 2004 à atualidade, dos quais podem ser consultados no links abaixo:


Sobre a ANA (Agência Nacional de Águas)
O sistema instalado realiza a coleta automatizada das informações de pluviosidade e vazão do Rio Uraricoera, servindo ao sistema de alertas contra cheias. 
Além desta finalidade imediata, a transmissão via satélite de dados atualizados podem auxiliar pesquisadores na associação de eventos aos dados ambientais com maior precisão, sem uma demora na consolidação e disponibilização dos dados amostrados. Os dados são transmitidos ao satélite a cada 15 minutos e estarão disponíveis no site da ANA a cada duas horas, onde poderão ser acessados publicamente.



Sobre a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-Serviço Geológico Brasileiro) 
A CPRM realiza o Monitoramento Hidrológico da Amazônia Ocidental é uma atividade desenvolvida pela Superintendência Regional de Manaus, com vistas às demandas de segurança social e patrimonial relacionadas a eventos danosos de cheias e secas excepcionais. 
O processo é fundamentado no acompanhamento das variações de níveis de água em várias estações fluviométricas consideradas estratégicas. O produto dessa atividade permite aos órgãos de defesa civil tomar as decisões necessárias para evitar ou minimizar os potenciais danos decorrentes de fenômenos hidrológicos extremos.


Clique aqui para obter os dados da CPRM

A ESEC MARACÁ POSSIBILIZA EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS AOS PESQUISADORES. PLANEJE SEU CAMPO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO:

A sede da ESEC Maracá possui disponível algum material para triagem de coletas e análises simples de laboratório, que podem ser emprestados aos pesquisadores durante a estadia de campo na UC - veja a lista completa dos materiais na aba "Downloads".







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...